Câmara sediou Audiência Pública para cumprir o 5º desafio lançado pelo Selo Unicef

#solânea 02 DE ABRIL DE 2018

No último dia 7 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Solânea ocorreu uma Audiência Pública objetivando cumprir o 5° desafio lançado pelo selo Unicef. O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na edição 2017-2020, o Selo Unicef estabeleceu em sua metodologia a realização de atividades (17 desafios) a serem cumpridas pelo núcleo de Cidadania de Adolescentes, promovendo uma agenda de participação até 2020.

Em cumprimento ao desafio 5, cuja temática era a promoção da educação para a cidadania, o município realizou Audiência Pública visando contribuir com o fortalecimento da participação dos adolescentes entre 16 e 17 anos no processo e alistamento eleitoral. A proposta da Audiência e do desafio esteve engajado com a campanha “Jovem eleitor do TSE”, evidenciando a participação feminina em posições de liderança.

O anúncio e reconhecimento se o município  de Solânea conquistará  o Selo Unicef (Ediçã 2017-2020) será realizado em 2020. Quando premiado, o município recebe troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo, além de que os maiores beneficiados são as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos.

Na Audiência, estiveram presentes: Márcia Cristina Belísio Rocha, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania; a articuladora do selo UNICEF em Solânea, Maria do Patrocínio de Souza, Presidente do CMDCA, Fábio Arcanjo; do mobilizador de adolescentes, José Francisco,  a vereadora Vanda Rosália, o Presidente da Câmara, Jucian Jad; a Secretária de Educação, Virnália Fagundes, a Secretária de Meio ambiente, Ieda Pereira, a Conselheira tutelar, Fátima Imperiano e presença do NUCA.